Nessa pandemia todo mundo ganhou umas calorias, alguns quilinhos indesejados, não é verdade? Afinal, nada mais cômodo do que pedir uma comida em casa, relaxar e curtir seu lanche com seu dog do lado. Mas cuidado, o peso também faz mal para seu cachorro, e agora?!
Calma calma, vamos todos nos exercitar, chega de iFood e vamos ralar!
Quanto mais tempo o seu pet for privado de ar livre, mais infeliz ele ficará e causará problemas em casa. A atividade física, além de ser importante para a saúde do seu pet, também é responsável por diminuir o stress, permitir a socialização com outras pessoas e animais, e ainda proporcionar momentos únicos de interação e parceria entre o animal e o seu melhor amigo. A privação desses momentos também pode gerar comportamentos inapropriados, como roer móveis e plantas ou fazer xixi no lugar errado. Esses exercícios auxiliam a manter sua saúde. Por isso, se observar algo diferente durante esses passeios, procure uma clínica veterinária.
Em geral, cachorros de pequeno porte precisam de exercícios mais curtos, enquanto que cães de grande porte possuem mais energia para gastar. As raças pequenas, como o Bulldog francês precisam passear em lugares espaçosos e correr livremente. No entanto, não necessitam de longas caminhadas e exercícios físicos intensos: dois passeios de 30 minutos com exercício incluídos e outros dois mais tranquilos e curtos são o suficiente.
A idade do pet influencia na necessidade de atividade física. Quando estão em pleno crescimento, os cãezinhos têm muita energia para gastar e o recomendável é que sejam realizados dois passeios por dia, de 20 minutos cada um, para que ele comece pouco a pouco a se habituar ao exercício físico. Não é aconselhável começar com passeios longos, mas sim aumentar o tempo de caminhada pouco a pouco. Já os animais idosos, como não possuem tanta energia e podem sofrer problemas de saúde, devem ter passeios mais curtos e menos rigorosos.
Sabemos que em tempos de pandemia, não podemos arriscar uma interação social mais acalorada, então ao sair para caminhar, use sempre máscara. Não esqueça de levar os itens essenciais para seu pet, como água, petisco e saquinho para recolher as fezes. Ah, sempre verifique a temperatura ao sair, para que não machuque as patinhas do seu dog, nós já ensinamos como fazer, coloque as costas da mão no chão, e se conseguir segurar a mão lá por 5 segundos, a temperatura está ótima, caso contrário, não submeta ele a andar no chão quente.
Fonte: vetquality